top of page

O eterno Severo Snape


HISTÓRIA DE SEVERO SNAPE

Filho de pai trouxa (Thobias Snape) e de mãe Bruxa (Eillen Prince), Snape cresceu em uma casa na Rua da Fiação, onde parece ter vivido uma infância difícil, não sendo protegido nem bem cuidado. Desde pequeno, o bruxo já parecia ter a incrível aparência de morcego que teria quando adulto. Quis o destino que Lílian e Petúnia Evans fossem suas vizinhas quando criança.

Não demorou para que Snape constatasse que ele e Lílian possuíam algo em comum: ambos eram bruxos e estavam destinados a cursar sete anos a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Foi ele o responsável por introduzir o mundo mágico a futura mãe de Harry Potter e, quando criança, parecia que não tinha qualquer adoração pelas Artes das Trevas ou qualquer preconceito contra os nascidos-trouxa.

Logo criou inimizade com Petúnia, que o considerava uma má influência para sua irmã. Snape não parecia fazer idéia do que era ser amado por outra pessoa, por isso menosprezou o elo entre as duas irmãs, que foi quebrado, em parte, por sua causa.

Na escola, Lílian e Snape se tornaram melhores amigos até o quinto ano, mas foram separados logo na cerimônia de Seleção: o Chapéu Seletor mandou Snape para Sonserina e Lílian para Grifinória. Na casa dos corajosos, Lílian se tornou amiga dos marotos, inimigos número 1 de Snape em Hogwarts, que sempre o ridicularizavam seja por sua aparência ou qualquer outra coisa. Em um episódio, Sirius criou uma armadilha para Snape, que foi para entrada do Salgueiro Lutador quando Lupin estava transformado em lobisomem. Se não fosse por Tiago Potter, ele teria sido atacado. Apesar de ter salvado sua vida, Snape passou a odiar Potter ainda mais, pois agora possuía uma dívida de vida com ele.

Lílian, no entanto, estava preocupada com Severo. Suas companhias da Sonserina em Hogwarts (Avery e Mulciber) atacaram Maria McDonald, amiga de Lílian, usando magia negra e Lílian não parava de questionar o garoto o que tanto via neles.

Em seu quinto ano, aconteceu o que pode ser chamado de a pior lembrança de Snape. Foi erguido no ar por Tiago Potter que tirou suas calças, deixando sua cueca seja a vista. Lílian foi o defender, mas, possuído pela raiva, ele a chamou de sangue-ruim e a amizade entre os dois se rompeu. Anos depois, Lílian viria a se casar com Tiago Potter, selando o ódio de Snape para sempre.

Mal sabia Lílian que ele era extremamente apaixonado por ela, e, sem ela, Snape estaria ainda mais perdido em sua vida. Snape, então, seguiu o caminho das Trevas, se tornando um Comensal da Morte. Por ordens de Voldemort, ele pediu o cargo de Defesa Contra As Artes das trevas, e enquanto escutava a entrevista de Sibila Trelawney, ouviu parte da profecia que falava sobre o nascimento de um garoto “com o poder de vencer o Lorde das Trevas” no final de julho, então logo que Lílian engravidou, os Potters se esconderam. Voldemort esperou para ver quais crianças haviam nascido e começou a planejar o assassinato da família Potter. Snape se desesperou com isso e implorou a Voldemort para poupá-la, mas ele não podia confiar nas garantias do Lorde. Snape percebeu que para proteger sua preciosa Lílian, ele precisava da ajuda de Dumbledore. Snape modificou seu próprio destino e o destino de Voldemort quando ele ofereceu a Dumbledore sua completa lealdade e o informou que os Potter seriam atacados em breve pelo próprio Voldemort.

Quando Voldemort chegou a Godric’s Hollow em 31 de outubro de 1981, ele rapidamente assassinou Tiago e se dirigiu ao berço de Harry. O Lord das Trevas ainda lembrou dos pedidos de Snape, mas Lílian não sairia da frente de seu filho. Ela protegeu a criança com seu corpo e Voldemort não teve outra escolha a não ser matá-la.

Tomado pelo remorso e por arrependimento, ofereceu completa lealdade a Dumbledore, com a condição que esta não fosse revelada. Snape fingiria, graças a sua incrível destreza em Oclumência, que continuava sendo um Comensal da Morte e passaria todas as informações a Dumbledore. Em Hogwarts, ele se tornou o Mestre de Poções, cargo que ocupou por 16 anos, acumulando a função de Diretor da Sonserina.

Odiado por quase todos os alunos, principalmente por Harry Potter e Neville Longbottom, apenas os sonserinos gostavam dele, já que Snape sempre facilitava as coisas para os alunos de sua casa e tirava pontos injustamente das demais.

Quando Harry ingressou na escola, ele imediatamente ganhou o ódio de Snape, já que este se parecia exatamente como seu antigo rival, Tiago, no entanto, Harry havia herdado os amendoados olhos verdes de sua amada Lílian. Por sua dívida de vida com Tiago Potter, Snape passou a proteger Harry dos perigos que o aguardavam durante toda a vida escolar. Com o retorno de Voldemort, Snape se expôs a grande perigo para passar informações a Dumbledore. Nem Voldemort desconfiava dele, sendo que a única que o via com desconfiança era Belatriz Lestrange.

No sexto ano, Harry acha um misterioso livro de Poções, com informações preciosas sobre o preparo das mesmas e que pertencera ao Príncipe Mestiço, no livro, Harry também encontra alguns feitiços inéditos criados pelo Príncipe, como o Sectumsempra. Depois de testemunhar o assassinato de Dumbledore pelas mãos de Snape, Harry descobre que o Príncipe era Snape, que pegou seu nome do meio “Prince” (Príncipe em inglês) e criou o apelido, e jura vingança.

Na batalha de Hogwarts, em maio de 1998, Voldemort mandou Snape sempre por perto: seu plano era matá-lo, pois ele acreditava que Severo era o verdadeiro Dono da Varinha das Varinhas. Atacado pela cobra Nagini, à beira da morte, Snape faz um último pedido a Harry: “Olhe… para… mim…”. Neste momento, os olhos verdes que Harry herdou de Lílian encontraram os olhos de Snape, que partiu em paz, com o último vislumbre daquilo que mais amava.

Abalado pela Morte de Snape, Harry acaba mergulhando em suas lembranças na penseira de Dumbledore e descobre tudo: a amizade de Snape e sua mãe, a adolescência dos dois, o arrependimento do bruxo, e como ele matara Dumbledore porque o próprio havia pedido e que também fora ele quem havia deixado a Espada de Gryffindor na Floresta do Deão para que o trio encontrasse.

Reconhecendo o grande herói que Snape foi, Harry nomeou seu filho caçula em homenagem a Dumbledore e a Snape: Alvo Severo.

Retirado: http://harrypotterbr.weebly.com/severo-snape.html

ALGUMAS FRASES MARCANTES DE SEVERO SNAPE

• "Simplesmente sabe"

• "Eu sou o Príncipe mestiço"

• "— Depois de todo esse tempo?

— Always"

• "Eu posso ensinar a enfeitiçar a mente e confundir os sentidos. Eu posso ensinar como engarrafar a fama e cozinhar a gloria, e até por um fim na morte.”

• "Abram na página 394. "

• "A maior fraqueza do mundo é acreditar no melhor das pessoas."

• "A fama pelo visto não é tudo"

• "Você me chamou de covarde, Potter? — Gritou Snape. — Seu pai nunca me atacava, a não ser que fossem quatro contra um, que nome você daria a ele? ”

• "Você tem os olhos da sua mãe"

• “Controle suas emoções e discipline sua mente. ”

Um beijo

~ Nanda e Quel.

"Os amantes despertaram!"

Comentarios


Tags
Nenhum tag.
bottom of page